top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe GAPE

Conjunto Antes do Indivíduo

Atualizado: 22 de jun. de 2022



Introdução


Pule esta introdução se já vem acompanhando a série.


Quarto artigo de uma sequencia de provocações que faremos aqui. Vamos explorar ponto a ponto, em um sobrevoo inicial, nosso manifesto sobre a prática Real Action. Temos um total de 11 pontos a cobrir.


O Manifesto Real Action representa a forma do GAPE pensar. É também um mecanismo para promover auto-crítica sobre o comportamento do praticante na equipe e a quem mais interessar. Tem sido usado fortemente no recrutamento para modular a mentalidade do praticamente a modalidade, algo imprescindível para a prática na nossa visão.


O Manifesto é composto por princípios chave que visam a representar vários itens consolidados, exigindo que o praticante busque o entendimento em sua plenitude através de reflexão de suas ações, tomada de decisão e discussão com outros praticantes.


“Conjunto Antes do Indivíduo”, o que é bom pra mim não necessariamente vai ser bom para todos! Pratica-se Airsoft Real Action Sozinho por acaso?


⚡ Praticamos Airsoft: dentro de uma sociedade; em um circulo de entusiastas; em um círculo de amigos; muitas vezes em confrarias.


⚡ O Airsoft Real Action é um esporte coletivo, com muitas mentes com seus particulares interesses. Pense e repense suas atitudes: isso pode travar o jogo? Isso é interesse da minha de minha força? É comum várias equipes formarem uma única força.


⚡Uma importante e legitima preocupação que todo praticante deveria ter: A imagem do esporte. Já existe muita problemática no olhar que a sociedade tem sobre o Airsoft pelo simples fato de se utilizar replicas de armas e simular combates. Devemos prezar pela boa convivência, atendendo a legislação e as boas práticas independente disso. No entanto, quando alguém comete um erro grave em um contexto de Airsoft (Seja ação ou fala indevida) coloca os holofotes da sociedade civil de forma negativa sobre o esporte. Assim, podendo levar à iniciativas legislativas e administrativas que vão contra a prática.


⚡Não compactue ou promova eventos, equipes, e praticantes que de forma recorrente prejudicam a imagem esporte. Fique atento ao histórico das equipes e praticantes com as quais se envolve. Não aponte dedos ao primeiro sinal de problema, investigue e considere a possibilidade de erros de comunicação, imprecisões e noticias falsas. Prefira abster-se na falta de mais informações. Não se trata de "cancelamento" ou "julgamento", trata-se de tomar as decisões em equipe, com respeito e cautela com a comunidade do Airsoft.


⚡ Valorize a experiência de imersão de todos. Não é porque você obtém visual de um potencial hostil que já deve chega engajando. Ao invés de buscar número de eliminações, busque experiências. Um grupo coeso devo atacar baseado em uma estratégia e objetivo. Pelo enredo, pode fazer sentido negociar informação ou alianças? Você é de uma força regular na simulação e deve agir de forma a prezar mais pela vida virtual de outros? Engajar deve ser o ultimo recurso e você deve estar preparado para esses dilemas.


⚡ Imagine uma situação de simulação, você é detentor de um VIP(Very Important Person) procurado pelo oponente. Sua missão é evitar que o adversário capture-o. Você "espertamente", percebe: "se eu eliminar ele agora o adversário não tem mais como capturar e obter a vantagem", na regra do jogo não fala que é proibido elimina-lo. A que custo virá essa vantagem? O jogo ficará travado e você deixou de criar oportunidades inúmeras de negociação, combate e experiências muito mais ricas, não só pra você e sua equipe. Mas para todos os participantes.


O que mais você tira desse princípio?

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page