O GAPE sempre opera com o objetivo de ter 100% de engajamento com o MilSim (Military Simulation), e engloba a simulação realista de técnicas, situações e conflitos (fictícios e históricos), desde a representação do armamento até a utilização de veículos reais. Alem disso se utiliza do conceito MilSim e de Real Action tanto em seus pequenos jogos e treinos, quanto em Operações de grande porte.
Algumas das regras básicas utilizada pelo GAPE são as seguintes:
• Utilização de regras de ferimento de combate (ver abaixo) implementando definitivamente a figura do "Médico”;
• Utilização de regras de inutilização do equipamento quando atingido implementando a figura do “Armeiro” ;
• Limitação de 30 munições em cada carregador (ou simulando a quantidade do armamento real);
• Missão com objetivos pré-definidos;
• Respeito às Regras de Fair-Play;
• Comprometimento com a missão;
• Ausência de Ranger (Juiz) - O Jogador de Airsoft, opera como jurado de si mesmo e de TODOS dentro do campo, desonestidade é Inadmissível e um ato irreversível para o jogador que utilizar-se de má fé.
• Quando morto, faz-se obrigatória a utilização do Pano Vermelho.
Eliminações - As eliminações visam aproximar cada vez mais o jogo de uma situação real, sendo assim, existe uma série de variaveis imposta pelo GAPE em situações de alvejamento, tais como:
REGRAS DE COMBATE
G17 Valentim o1
ENGINEER
• Tiro LETAL, disparo direto (Cabeça, Tronco) - Eliminação imediata;
• Tiro NÃO LETAL, Disparo em membros (braços, pernas) - Incapacitação do membro atingido, quando atingido em tal área, o membro atingido fica inutilizado (põe-se o braço para trás sem utiliza-lo/põe-se de joelho, e só pode movimentar-se rastejando);
• Segundo tiro sempre é LETAL (qualquer parte do corpo) – Se o operador já foi atingido com um tiro NÃO LETAL o segundo tiro sempre é LETAL.
• Eliminação Silenciosa – Faca (própria para uso no airsoft, sem fio de corte e de material plástico ou borracha) ou "estrangulamento".
•Rendição silenciosa e incontestável (Cano encostado)
Medico e armeiro - Os processos de cura e restauro de armas seguem as seguintes diretrizes:
• O médico pode curar um operador de tiros não letais;
• Para efetuar a cura o medico terá um numero limitado de bandagens que deverão ser amarradas nos membros ou local próximo do ferimento;
• O medico pode tratar-se a si mesmo SOMENTE de ferimentos nas pernas;
• O armeiro poderá reparar as armas dos Operadores, quando as mesmas forem atingidas, para tal terão um numero limitado de kits de manutenção assim como o medico.