Buscar
  • Equipe GAPE

Conformidade Legal Antes da Prática



Introdução


Pule esta introdução se já vem acompanhando a série.


Segundo artigo de uma sequencia de provocações que faremos aqui. Vamos explorar ponto a ponto, em um sobrevoo inicial, nosso manifesto sobre a prática Real Action. Temos um total de 11 pontos a cobrir.


O Manifesto Real Action representa a forma do GAPE pensar. É também um mecanismo para promover auto-crítica sobre o comportamento do praticante na equipe e a quem mais interessar. Tem sido usado fortemente no recrutamento para modular a mentalidade do praticamente a modalidade, algo imprescindível para a prática na nossa visão.


O Manifesto é composto por princípios chave que visam a representar vários itens consolidados, exigindo que o praticante busque o entendimento em sua plenitude através de reflexão de suas ações, tomada de decisão e discussão com outros praticantes.


“Conformidade Legal Antes da Prática”, o que está além do óbvio? Vamos ao detalhes!


⚡ Agir dentro da lei é um principio básico para boa convivência em sociedade. No Airsoft não seria diferente. Informe-se sobre legislação federal e local. Além de tudo, protege a imagem do esporte e fomenta a boa prática.


⚡O funcionamento do Airsoft parte de virtudes e princípios fundamentais, como honra e honestidade. Não há espaço para fugas.


⚡Comece pelo básico: apenas adquira armas de Airsoft de forma lícita e de origem garantida. Compre apenas armas com Nota fiscal e ponta laranja ou vermelha, como define a Portaria 002-COLOG, de 26 de fevereiro de 2010 do Exército Brasileiro, sob o qual as armas de Airsoft estão sob vigência.


⚡Se comprar equipamento usado, tenha o dobro de cuidado. Dê preferência a comprar armas de Airsoft usadas de um círculo confiável de praticantes. Exija a nota fiscal (valide-a) e também vale à pena um contrato de compra e venda para proteção e tranquilidade de ambos lados com firma reconhecida em cartório.


⚡Respeite a legislação federal e fique atento à legislação local. Além da portaria do Exército Brasileiro já mencionada, cada estado e município pode ter legislação específica (fique atento quando viajar). Pernambuco, por exemplo, tem sua própria legislação: Lei N 15.444, de 24 de Dezembro de 2014, onde existe inclusive instruções sobre o transporte de armamento de Airsoft.


⚡Não apareça para o público em geral com armas de Airsoft em situações fora de contexto, como em janelas ou portas de casa, principalmente de forma ostensiva. Além de ser ilegal, é irresponsável. Tal circunstância pode causar pânico na população pelas semelhanças com as armas de fogo, bem como colocar em risco a sua segurança e a de outros a seu redor.


⚡ Atenção! Nem tudo que é legal é moral. Certas coisas em certos contextos não devem ser feitas, mesmo que não haja legislação proibindo ou legislação aprovando. Bom senso sempre! Por exemplo, pode haver estados que não possuem leis obrigando a transportar as armas de Airsoft fora do alcance das mãos, sem magazine e sem bateria.

⚡ Mesmo que não haja lei obrigando organizações de eventos de Airsoft a disponibilizar ambulância e equipe de resgate, vale considerar tal ação quando houver um número alto de participantes e local com áreas de risco. Este item também remete ao nosso primeiro ponto do Manifesto Real Action: Integridade Física Antes de Imersão.

O que mais você tira desse princípio?

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo